Em julho de 2018, as travestis Bonnie e Teena fundaram a Casa de Mutatis em São Paulo, com o propósito de fomentar a cultura Ballroom e o desenvolvimento de pessoas LGBTQIAP+. A denominação "Casa" simboliza coletivo, família, afeto e acolhimento; e "Mutatis" vem do latim e significa Metamorfose, transformação e aprimoramento. Desde seu início, busca uma fusão entre as identidades brasileiras e a Cultura Ballroom, produzindo eventos como a "Ball na Laje", hoje uma das maiores Balls do Brasil, que em sua primeira edição, realizada em 2019, no extremo leste de São Paulo, teve o objetivo de descentralizar os eventos e propor um baile com categorias que exaltaram a cultura e a identidade periférica. Sua segunda edição realizada em 2022, ocupando a laje do Instituto Pólis, teve como tema as tecnologias das periferias, com projeção ao vivo das 18 categorias, um júri composto por pessoas de diferentes estados do Brasil e oferecendo um churrasco para todes os presentes. E sua Terceira edição realizada no Galpão ZL na região de São Miguel Paulista, tendo como temas expressões culturais musicais das periferias do Brasil, com transmissão ao vivo pelo nosso canal de Youtube. 

Ao longo deste tempo tem desempenhado um papel significativo, realizando encontros formativos, como: "Residência Mutatis na Alfredo Volpi" (2019) e "Mutatis na Ação Educativa" (2022), e em espaços culturais como CCBB e a Unibes Cultural. Eventos que abarcaram uma variedade de workshops em dança, moda e maquiagem. Em 2021 e 2023, a casa foi contemplada pelo Programa VAI-II, possibilitando a realização do ciclo formativo online "Ballroom nas Redes" (2022), a realização de duas edições da "Ball na Laje", uma edição do "Vozes Ballroom" (2024), além de  oficinas e bate papos. Através deste programa, contratamos membros da comunidade Ballroom de todo o Brasil para se apresentarem e abordarem temáticas como a História da Ballroom, mercado de trabalho, produção cultural e musical. Todo o material está disponível em nosso canal do YouTube, ampliando o acesso e o impacto de nossas ações formativas. 

Além disso, a Casa de Mutatis propõe espaços de visibilidade para artistas envolvidos com a música na Cena Ballroom, como reflexo dessa visão, foram produzidas quatro edições do "Vozes Ballroom" entre 2022 e 2024, que contaram com apresentações de diversos artistas, performances e competições de voguing. Este evento transcende para além do formato das Balls, destacando artistas pretes, corpos trans e explorando a intersecção entre ballroom e música. Paralelamente, organizamos duas edições do evento "Cypher de Commentators" (2022), uma celebração do papel desempenhado pelos DJs e MCs da Ballroom.

O coletivo também expandiu suas atividades para além do estado de São Paulo. Em 2022, com o apoio de Absolut, organizou uma excursão de membres da casa para o "BH Vogue Fever", em Minas Gerais, o maior evento da Cultura Ballroom na América Latina. Em fevereiro de 2023, produziu o "Prosperibaile" no Rio de Janeiro, na Casa França Brasil, como conclusão da exposição "À Luz da Beleza" do artista Luiz Moreira.

Atualmente, a Casa de Mutatis reúne uma equipe de multi artistas e produtores especializados em  diversas áreas como: dança, performance, música, audiovisual, design, comunicação e moda. Na nossa trajetória temos desenvolvido projetos voltados para a cultura Ballroom em espaços como: Oficina Cultural Alfredo Volpi, Sesc Itaquera, Espaço Esponja, Periferia Preta, Teatro Flávio Império, Instituto Polis, Ação Educativa, Casa 1, Casa de Cultura do Butantã e Itaú Cultural. Assim como ações em parceria com: Becks, Absolut, Niely Gold, Nhaí e Shopee. Dentro da comunidade Ballroom nacional é considerada uma referência, sendo reconhecida como "A Excelente Casa de Mutatis". Em 2022, a maioria de seus integrantes foram homenageades pelas pessoas pioneiras do estado de São Paulo com títulos como os de Star (Estrela), Statement (Afirmação) e Legendary (Lenda), validando suas trajetórias e contribuições na Ballroom.
Arte: Andy Carvalho | @andyfazarte