Realizado durante o mês de outubro de 2019 em parceria da Oficina Cultural Alfredo Volpi, a residência foi um circuito de ações formativas com o foco em preparação para as Balls e a história da Cultura Ballroom.
Roda de Conversa com Pioneer/TRAILBLAZER Mother Ákira Avalanx e LEGENDARY Flip Couto 007
A roda de conversa apresentou a comunidade Ballroom, discutindo os aspectos relevantes em torno do que é a Cultura, as identidades e expressões de gênero, empoderamento racial, o papel das houses e a importância da cena Kiki em São Paulo.
Oficina de Vogue com Legendary PÃE Jessy Black Velvet
A proposta dessa oficina foi uma vivência da pesquisa corporal direcionada por Jessy Velvet Zion, na busca de caminhos que valorize individualmente cada corpo presente e possibilite todes a dançar as formas de Voguing Old way & New Way.​​​​​​​
Oficina de Vogue Femme com Legendary Mother Zaila Candace
A oficina veio com a proposta de diálogo com base na movimentação que surge a partir da vivência de travestis e mulheres trans caminhando nos bailes da comunidade Ballroom. Passando pelos elementos e exercícios com base na performance Vogue. Apresentando também as vivências e estudos dentro das danças urbanas que a professora carrega em sua pesquisa na dança.
Desdobramentos da maquiagem com Statement Ayana Mutatis e Statement Gaia Mutatis
A oficina propõe a união de três áreas da maquiagem, o preparo da pele, a construção de maquiagens sociais e a desconstrução do que se entende enquanto maquiagem convencional na busca de uma expressão mais artística. Elas foram desenvolvidas a partir da visão de três maquiadoras especializadas em cada área, com o intuito de estimular a produção das participantes da cena ballroom nas categorias dos bailes.
Montação Criativa com PrincesS Kitty Mutatis
A montação é uma parte muito importante na hora de caminhar numa ball. Toda ball tem um tema e suas categorias carregam temas também e pra que sua performance entre no clima proposto para aquela ball o “look” é fundamental (e também julgado na hora dos seus 10’s). Para montar um figurino para caminhar usamos nossa criatividade e peças que já temos e, com alguns detalhes, transformar nossas peças do dia-a-dia em “looks” que nos deixam prontos para caminhar.
Fotos: Veroni Vieira | @vieiraveve@tametirandofotos
Produção: Casa de Mutatis
Apoio: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Realização: OC - Oficinas Culturais do Estado de SP e Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Gestão: POIESIS - Organização Social de Cultura